Rastreio de sintomas de luto prolongado e stress pós-traumático

Neste espaço disponibilizamos para si dois instrumentos, cientificamente validados e adaptados para a população portuguesa, que visam avaliar sintomas relacionados com trauma e com o  luto. Recomendamos que os preencha se pretende perceber o seu grau de risco e sente necessidade de avaliação e/ou intervenção psicológica neste âmbito. 

Alertamos que estes instrumentos servem apenas para rastrear e/ou sinalizar as dificuldades que se podem sentir quando lidamos com situações de perda, ou outros eventos traumáticos (em adultos). Desta forma, os resultados obtidos, após a resposta, não permitem um diagnóstico clínico. Para tal deve aprofundar os resultados com a ajuda de um profisisonal de saúde mental especializado para o efeito.

Após preencher, receberá uma resposta por parte da nossa equipa, que o tentará orientar da melhor forma possivel, respeitando sempre a sua privacidade e confidencialidade.

Alertamos que, se o seu resultado for maior do que esperado, significa que existe uma elevada probabilidade de estar a vivenciar dificuldades graves relacionadas com a situação de vida pela qual está  a passar. Nestes casos, recomendamos que procure a ajuda de um técnico especializado, para uma avaliação mais completa e diferenciada.

 

Como funciona?

Se pretende rastrear o impacto de um acontecimento traumático, que não esteja relacionado com uma situação de luto, deverá responder apenas ao seguinte questionário:

Escala de Impacto de Eventos 6 (Teixeira e Rocha, 2013)

 

No caso de se tratar de um luto, pode preencher os dois instrumentos:

Escala de Impacto de Eventos 6 (Teixeira e Rocha, 2013)

Inventário de Luto Complicado (Frade e Rocha, 2010)